OPOSIÇÃO DERROTADA MAIS UMA VEZ. JUSTIÇA ELEITORAL ABSOLVE PREFEITO VALDENICIO COSTA


Valdenicio Costa (PR), prefeito eleito de Tibau do Sul,  pela terceira vez é absolvido da acusação de "crime eleitoral" pela Justiça Eleitoral. Oposição sobre mais um golpe na pretensão de cassar o mandato de Valdenício. (Foto cedida)

(Marcus Ottoni)
      A Justiça Eleitoral impõe mais uma derrota aos adversários do prefeito eleito de Tibau do Sul, Valdenício Costa (PR), mandando extinguir o processo que pedia a cassação do seu mandato acusando o prefeito do PR de comprar votos para sua eleição. A ação movida pelo ex-prefeito do PMDB, Nilsinho, com argumentos fornecidos pelo seu antigo rival e adversário político, Antonio Modesto (PSD), hoje aliado, foi considerada improcedente pela juíza Ana Karina de Carvalho, da 9ª Zona Eleitoral de Goianinha, e sem provas consistentes que pudessem comprovar a prática do ilícito eleitoral. Com esse entendimento, a magistrada absolveu o prefeito Valdenicio Costa e seu vice, Adelmo Marinho, mandando extinguir e arquivar o processo.
     Em sua sentença, a juíza Ana Karina, desqualifica a principal testemunha da acusação, Edson Marinho, autor da gravação de uma conversa entre ele e o empresário Jacinto Manoel de Souza (Nego) onde constaria a confissão feita pelo empresário sobre o suposto “esquema” de corrupção eleitoral montado por Valdenício para influenciar no resultado da eleição do ano passado em Tibau do Sul. De acordo com a magistrada, o depoimento de Edson Marinho carece de credibilidade e sua conduta é considerada pela juíza como “reprovável, repudiável e criminosa”. 
    Escreve a magistrada: “O depoimento do declarante Edson Marinho não merece a menor credibilidade, sendo sua conduta, inclusive, altamente reprovável, repudiável e criminosa, na medida alterou a verdade dos fatos, ao gravar conversas previamente estabelecidas com seus interlocutores, consoante prova pericial e retratação de um dos participantes do diálogo em Juízo, e, o pior, fornecendo tal material aos investigantes, com o fim de obter vantagem pessoal indevida e, por conseguinte, prejudicar os investigados e induzir o Ministério Público e o Poder Judiciário a erro”.
    Mais duas testemunhas de Nilsinho e Modesto também foram desacreditadas pela inconsistência de seus depoimentos e pelo envolvimento na campanha do principal articulador da ação contra Valdenício, o candidato derrotado Antonio Modesto do PSD. “Quanto ao declarante Adalberto Castro, este participou da campanha do candidato Antônio Modesto, utilizando camisa da cor do partido com a palavra “produção”, de modo que suas alegações, dando conta de que presenciou Jacinto fazer comentários com Edinho acerca da compra de votos por Valdir e Valdenício, não merecem credibilidade”, registra a juíza.
     A outra testemunha, Genildo Fernandes dos Santos, teve seu depoimento descrito na sentença como nervoso e impreciso e sem capacidade de descrever com precisão o local onde supostamente teria recebido o dinheiro pelo seu voto.“(...) em audiência, o depoente Genildo Fernandes dos Santos demonstrou nervosismo e imprecisão ao descrever as dependências físicas da escola onde votou, bem como indicar a localização do banheiro onde teria recebido os R$ 100,00 (cem reais) supostamente deixados por Jacinto no combogol”, ressalta Ana Karina.
    Considerando “contraditórios e frágeis” os depoimentos das testemunhas de acusação de Nilsinho e Modesto, a juíza Ana Karina de Carvalho decidiu por julgar improcedente a ação de cassação de mandato por compra de votos e absolver, pela terceira vez, o prefeito eleito Valdenício Costa e seu vice Adelmo Marinho. “Ante o exposto, tendo em vista a insuficiência de provas, JULGO IMPROCEDENTE a ação de investigação judicial eleitoral movida por Edmilson Inácio da Silva e a Coligação “Tibau Seguindo em Frente”, absolvendo os investigados Valdenício José da Costa, Adelmo Marinho e a Coligação “Vitória do Povo” da prática da conduta prevista no art. 41-A da Lei nº 9.504/97 c/c artigo 22, inciso XIV da LC 64/1990, pelo que extingo o processo com resolução do mérito”, sentenciou a magistrada.

Comentários

  1. Parabéns a Justiça pela competência em esclarecer os fatos! Parabéns ao Povo de Tibau do Sul, ao Prefeito Valdenício Costa, ao Vice-Prefeito Adelmo Marinho pela verdade comprovada! O Povo de Tibau do Sul soube escolher seus atuais governantes! Pra frente Tibau do Sul, com mais desenvolvimento, mais investimentos na Atenção à Saúde Pública e na Educação dos seus cidadãos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sinsenat pode ser alvo de investigação por suspeita de desvio de recursos

Gildo da Costa Dantas lança livro sobre os minérios do Rio Grande do Norte

Uma pesquisa de intenção de voto do FSB pesquisa com cheiro podre de fraude