Investimentos públicos da Copa 2014 na internet


Qualquer cidadão brasileiro de qualquer ponto do país já pode acompanhar as obras e os investimentos com recursos públicos feitos para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos em 2016, através da rede mundial de computadores acessando o portal www.jogoslimpos.org.br.
A página do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, do Instituto Ethos, permite conhecer todas as atividades e os debates promovidos pelo governo e pela sociedade civil, como também as notícias sobre a transparência, controle e mapeamento das ações relacionadas com os eventos esportivos.
Além disso, o cidadão ao acessar o sítio poderá acompanhar o andamento das obras, a origem do dinheiro e as empresas que estão realizando o trabalho. Também estará acessível para o internauta informações sobre denúncias de remoção forçada e se a obra está dentro dos padrões sociais e ambientais exigidos pela legislação vigente no país.
De acordo com o presidente do Ethos, Jorge Luiz Abrahão, está comprovado que a maior parte do dinheiro a ser investido nessas obras é público e não privado como se dizia anteriormente. Por isso, o Instituto lançou o portal para dar transparência e controle social aos investimentos para os dois eventos esportivos marcados para acontecer no Brasil, em 2014 e 2016.
Para garantir mais transparência e fidelidade as informações postadas no sítio, estão sendo formados comitês regionais de coordenação e mobilização nas cidades-sede da Copa de 2014 (doze) com o objetivo de acompanhar os investimentos públicos. Já foram criados três comitês específicos: jurídico, atletas e esportes, e empresas e investidores. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinsenat pode ser alvo de investigação por suspeita de desvio de recursos

Gildo da Costa Dantas lança livro sobre os minérios do Rio Grande do Norte

Uma pesquisa de intenção de voto do FSB pesquisa com cheiro podre de fraude