Amigo se guarda no coração e na mente

  (Arquimedes Pouchart - escritor)
  Amigos são preciosidades que colecionamos ao longo da vida. São como coisas raras de impensável valor afetivo. São partes de você mesmo e de um todo que vai se compondo pelos dias e anos que vão consumindo a vida, nos tirando anos a cada novo ano que vivemos. Amigos fazem parte das nossas lembranças e da nossa contemporaneidade, do nosso estar e ficar sempre amigo de quem se fez amigo pelo caminho da solidariedade com o laço do querer bem.
  Muitas vezes nem presente em nosso cotidiano estão. Mesmo assim sua presença não nos deixa um só momento e em todos os momentos sentimos que o amigo está ali, do nosso lado nos estendendo as mãos e sorrindo com riso de menino que surrupia doce da avó no escondido da cozinha. Amigo não tem sexo, não tem ideologia, não tem idade, não tem religião, não tem posição social, não tem raça, não tem riqueza, não tem aparência. Tem alma, apenas.
  Amigo é sempre bom e faz bem ter um amigo e ser amigo de quem é nosso amigo. São parceiros do passado que não mais volta, dando voltas alegremente na memória quando nos pegamos pensando no amigo que, em tempos outros, traquinou conosco e se fez arteiro não por maldade ou qualquer outra indisposição social ou humana, mas pelo prazer em dividir o riso aberto do acontecimento juvenil com quase a totalidade da sadia irresponsabilidade da amizade fraterna.
  Amigo não se esquece assim, assim com o passar do tempo ou pela ausência física, ou mesmo pela distância que separa amigos que nunca deixarão de estarem juntos porque o destino, ou outra inoportunidade da vida, os colocou em locais diferentes, em tempos desiguais, em condições adversas. Não há barreira para os amigos. De nenhuma espécie ou de qual matiz se apresente aos nossos olhos.
  Amigo se guarda no coração e na mente. São baús sagrados para a amizade. Invioláveis como o é a relação solidaria entre dois amigos leais. Amigos sinceros são como segredos indecifráveis de um mistério jamais revelado por ser secreto e sagrado como o destino da humanidade. Amizade não se decifra, não se decodifica, não se traduz. Amizade é tal qual o ar que não vemos, porém sabemos que ali está nos dando vida e por isso o respiramos prazerosa e intensamente.
  Amigo é amigo. Não tem outra definição nem explicação mais rebuscada. Amigo é amigo porque é amigo e ponto final. Afinal, o que seria de todos nós se não fossem os amigos que fazem o nosso dia a dia ser diferente porque temos amigos todos os dias nos dizendo que são nossos amigos. 
  Mesmo que a confissão seja feita no silêncio das palavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinsenat pode ser alvo de investigação por suspeita de desvio de recursos

Gildo da Costa Dantas lança livro sobre os minérios do Rio Grande do Norte

Uma pesquisa de intenção de voto do FSB pesquisa com cheiro podre de fraude